Sobe o índice de adesão à homeopatia
Postada em: 14/03/2008
Fonte: Gazeta Mercantil - SP 12/03/2008

SÃO PAULO - Uma pesquisa apresentada como dissertação de mestrado na Unifesp constata que o número de pacientes adeptos à homeopatia aumenta cada vez mais. A insatisfação com a medicina convencional é apontada como uma das principais causas responsáveis por essa mudança.

Os entrevistados disseram preferir a homeopatia em razão da segurança e eficácia do remédio homeopático, pois os pacientes o consideram praticamente isentos de efeitos adversos e capazes de curar sem prejudicar a saúde. O preço mais acessível, que facilita a continuidade do tratamento também foi um dos aspectos citados pelo público.

A farmacêutica homeopata Célia Maria Patriani Justo, autora da pesquisa, afirma que experiências negativas com a medicina convencional reforçam a escolha pela homeopatia. "Em nossa pesquisa, notamos que, além dos resultados positivos proporcionados pelo tratamento homeopático, os pacientes destacaram o maior tempo despendido na consulta, a postura de empatia assumida pelo médico e a habilidade em ouvir, conversar e compartilhar decisões como diferenciais", ressalta.

De acordo com a pesquisadora, o médico homeopata atua como clínico geral, iniciando o tratamento com a criança, até se tornar, gradativamente, o médico de toda a família. Na qualidade de paciente, a pessoa não se sente obrigada a procurar vários especialistas, numa peregrinação que não lhe permite referir a um profissional como 'seu' médico.

Para a homeopatia, a relação entre o médico e paciente é baseada na visão do ser humano na sua totalidade, pois se trata de diagnosticar a pessoa doente e não apenas a doença da pessoa. As entrevistas para a pesquisa foram realizadas com pacientes de consultórios particulares (com e sem convênio) e do Sistema Único de Saúde. (Redação - InvestNews)


Retornar à Área de Notícias