Gordura de final de ano
Postada em: 08/12/2007
Fonte: Zero Hora - RS 26/11/2007

Com a proximidade do mês de dezembro, está aberta a temporada de comemorações. São incontáveis as festas, e quando chegam o Natal e o Réveillon, a cota de calorias para o último mês do ano e, quem sabe, para janeiro já está estourada há muito tempo.

Nessa mistura nada light, que inclui peru, presunto defumado e panetone, uma dupla sempre presente costuma causar tentação e insônia em quem não dispensa certas guloseimas: as castanhas e as nozes. Mas nada de desespero. Elas são calóricas - em média, 100g têm cerca de 600 kcal - , mas são excelentes fontes de nutrientes e podem ajudar a emagrecer.

Segundo a nutricionista funcional Patrícia Torsani, estudos recentes indicam que, quando aliadas a uma dieta balanceada, essas oleaginosas auxiliam na perda de peso, porque são ricas em gorduras monoinsaturadas. Esse tipo de gordura é responsável por manter estável o nível de açúcar no sangue, ativando o metabolismo da queima de gordura prejudicial e funcionando como um moderador de apetite.

- As castanhas e as nozes fazem parte dos petiscos nutritivos, mas cuidado para não somar 2 mil calorias em um pote. Não é nada fácil queimar calorias, mas consumir é moleza - avisa a nutricionista.

Para se ter uma noção, é preciso correr por quase uma hora para gastar as calorias consumidas em apenas 10 nozes. Mesmo assim, elas podem fazer parte do cardápio. O ideal é distribuir tudo aquilo que se consome no mês de dezembro ao longo do ano inteiro.

- Elas são ricas em proteína, fibra, minerais e gordura do bem, que protege o coração. Comer algumas por dia é o suficiente. Por exemplo, uma castanha-do-pará supre a necessidade diária de selênio - sintetiza Patrícia.

Por dentro das oleoginosas

- Selênio: encontrado principalmente na castanha-do-pará e no pistache. Atua no equilíbrio da tireóide, evitando oscilações de peso. Previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo contra a ação dos radicais livres.

- Zinco: é fundamental na produção de glóbulos brancos. Encontrado, principalmente, na castanha-do-pará, na amêndoa e na castanha-de-caju.

- Proteínas e potássio: auxiliam no ganho de massa muscular e são ingredientes fundamentais na dieta vegetariana.

- Gordura monoinsaturada: mantém estável o nível de açúcar no sangue, além de ativar o metabolismo na queima de gordura e de proteger contra doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol ruim. Encontrada em todas as oleaginosas, principalmente na amêndoa e nas nozes.

- Vitamina E: poderoso antioxidante, combate os efeitos dos radicais livres no organismo, como o envelhecimento precoce, e previne doenças. Está na amêndoa, na castanha-do-pará e na noz, por exemplo.

- Magnésio: encontrado na maioria das castanhas, ajuda a controlar a pressão e a reduzir sintomas da tensão pré-menstrual.

- Cálcio: atua no bom funcionamento do organismo e previne a osteoporose. Presente, principalmente, na avelã e no pistache.



Retornar ŕ Área de Notícias