Pigarro
Postada em: 16/09/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 09/08/2007

O ''pigarro'' pode ser uma irritação em corda vocal, ou, mais comumente, uma presença de secreção, que na maioria dos casos ocorre por ''gotejamento'' pós-nasal. Esse gotejamento acontece nos casos de sinusites crônicas, na grande maioria das vezes relacionado a processos alérgicos. A secreção que vem dos seios da face escorre posteriormente pela nasofaringe e se deposita na região da laringe, ocasionando tosse crônica e o ''pigarro''.

Outra causa frequente de irritação na laringe é o refluxo gastro-esofágico, quando o conteúdo líquido, que é ácido, do estômago vence as barreiras naturais que banham a região laríngea. Isso ocorre normalmente quando a pessoa se deita, ocasionando assim então essa inflamação crônica.

Outra causa pode ser a lesão local na região da laringe, como papilomas, lesões vocais e não podemos deixar de lembrar, problemas pulmonares crônicos, que podem, entre os seus sintomas, levar ao quadro de irritação traqueal. Nunca é demais ressaltar que uma das grandes causas de irritações na região laríngea é o tabagismo.

A melhor conduta seria procurar um médico, de preferência um otorrino, para a elucidação do diagnóstico. Não é aconselhável a auto-medicação



Retornar ŕ Área de Notícias