Reação Alérgica
Postada em: 15/09/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 02/08/2007

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, que pode acometer o corpo todo, causando falta de ar, perda de consciência e podendo levar à morte. É uma emergência médica que requer atenção imediata e um acompanhamento posterior. A anafilaxia ocorre quando um indivíduo altamente alérgico a uma substância é exposto a ela. As causas mais comuns são os alimentos, medicamentos e o veneno de alguns insetos (abelhas, vespas, formigas).

O sistema imune reage exageradamente a uma substância inofensiva, agredindo o organismo. Como parte da resposta imune normal são produzidos anticorpos para deter e ajudar a destruir os ''invasores''. Em pessoas alérgicas, um tipo de anticorpo chamado imunoglobulina E é o responsável por essas reações.

Anafilaxia é uma ''reação sistêmica'', o que significa que várias partes do corpo são afetadas, distantes do local de entrada do alérgeno. Por exemplo: a pele na picada dos insetos ou o estômago no caso dos alimentos.

Quase sempre há reação na pele durante uma reação anafilática, que pode ser do tipo urticária (placas vermelhas), inchaço, coceiras. O que diferencia a anafilaxia de outras reações apenas com urticária ou inchaço são os sintomas respiratórios e/ou circulatórios como chiado no peito, respiração curta, aperto na garganta, tosse, rouquidão, dor no peito, obstrução nasal, dificuldade de engolir, coloração da pele pálida/azulada, pulso fraco, sensação de desmaio, de cabeça leve, diminuição da pressão arterial.

Também são comuns sintomas digestivos como náuseas, dores abdominais, vômitos, diarréia, especialmente quando o alérgeno é ingerido, como no caso de alimentos ou medicamentos. Outros sintomas como ansiedade, olhos vermelhos, coçando ou lacrimejando, dor de cabeça, cólica uterina também podem ocorrer.

As reações, em geral, ocorrem logo após o contato, mas em alguns casos são tardias. Algumas vezes os sintomas desaparecem, mas podem voltar horas depois. Os sintomas mais perigosos são a diminuição da pressão arterial, dificuldade de respirar e perda de consciência, que podem ser fatais. Se apresentar esses sintomas, procure imediatamente ajuda médica para tratar e diagnosticar o que causou o episódio.



Retornar à Área de Notícias