Proteína da soja é a de maior valor biológico
Postada em: 14/09/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 23/07/2007

Fonte importante de proteína, a soja pode trazer benefícios à saúde. Mas deve ser incorporada à dieta, de preferência desde a infância. ''Na idade adulta vamos colher os benefícios do que foi a alimentação na infância e adolescência. As pessoas pensam no alimento funcional como um remédio, mas para fazer efeito, tem que ser hábito'', afirma a bioquímica Rejane Dias das Neves Souza, professora do curso de nutrição da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

A bioquímica explica, que entre as fontes vegetais, a proteína da soja é a de maior valor biológico, aquela que tem melhor aproveitamento pelo organismo. ''Pesquisas mostram que a proteína da soja ajuda a reduzir o colesterol'', afirma. O FDA (Food and Drugs Administration), órgão norte-americano responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos, recomenda a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja (60 gramas do grão) para reduzir o colesterol.

Pesquisa publicada no início do ano no Journal of Nutrition mostra que, para quem pratica atividade física, a proteína da soja também é eficaz na promoção da síntese proteica do músculo. Outro benefício é reduzir a glicose sanguínea. O alimento também pode ser consumido por pacientes celíacos, que têm intolerância ao glúten.



Retornar à Área de Notícias