Maquiagem em excesso causa alergia e infecção
Postada em: 13/09/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 16/07/2007

Modelos deixam o make up pesado só para os dias de desfile. Elas sabem que, em excesso, base, batom, rímel e esmalte podem causar alergias, infecções e inflamações. Veja as recomendações dos especialistas.

Os cosméticos foram inventados para resolver o que a natureza não se dispôs a melhorar. Mas, quando usados em excesso ou da maneira errada, eles podem agir contra a saúde da mulher. As modelos, por exemplo, deixam o make pesado só para os dias de desfiles.

Maquiagem cuja validade expirou também deve ser evitada. Segundo pesquisa do College of Optometrists, da Grã-Bretanha, 92% das inglesas usam rímel - cuja validade é de seis meses - por um tempo muito maior.

O oftalmologista Jorge Mitre, de São Paulo, diz que a maquiagem para os olhos contém substâncias que podem irritar as pálpebras, a conjuntiva e a raiz dos cílios. ''Usada por tempo constante, pode desestabilizar as glândulas sudoríparas e lacrimais, uma vez que irá impedir a respiração da pele.''

Bases, batons e esmaltes também podem trazer riscos se o organismo for sensível a alguns ingredientes. A empresária Lilian Bueno, de 40 anos, descobriu que era alérgica ao esmalte de unhas. ''Acordava com as pálpebras inchadas, coçando, porque tocava muito nos olhos com as unhas pintadas.''

Depois de fazer testes de contato - na qual o paciente usa várias substâncias para descobrir qual delas provoca a sensibilidade -, a dermatologista de Lilian decretou que ela só poderia usar esmaltes próprios para pessoas alérgicas aos esmaltes comuns.

Quem não tem pele sensível pode se beneficiar da maquiagem todos os dias. ''O importante é retirar bem à noite'', ensina a dermatologista Luciane Scattone, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.



Retornar à Área de Notícias