Ginseng combate a fadiga
Postada em: 21/08/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 18/06/2007

Pesquisadores do North Central Cancer Treatment Group, da Mayo Clinic, em Minnesota, nos EUA, avaliaram o potencial do ginseng (variedade americana da erva) em pacientes com episódios de fadiga, em virtude do tratamento quimioterápico.

O estudo-piloto envolveu 280 pacientes, observados por oito semanas. Essas pessoas foram divididas em quatro grupos, sendo que um recebeu placebo e os outros três receberam ginseng em dosagens diferenciadas.

Para Debra Barton, pesquisadora da Mayo Clinic, o ginseng combate a fadiga, dá mais vitalidade e pode ajudar no tratamento oncológico. ''Os resultados mostraram que quanto maior a dosagem do ginseng, maior foi o benefício.

Nós avaliamos somente uma variante americana, de Wisconsin, mas a pesquisa mostrou que ela é capaz de ajudar o corpo e reduzir o estresse.'' Durante a pesquisa, alguns pacientes apresentaram efeitos como náusea e diarréia, mas sem consequências mais graves.

Ao avaliar os resultados, pesquisadores afirmam que, registrado caso de fadiga ou estresse em virtude da quimioterapia, ou mesmo da radioterapia, o ginseng poderia ser usado como um complemento.

Retornar ŕ Área de Notícias