Linhaça contra câncer de próstata
Postada em: 21/08/2007
Fonte: Folha de Londrina - PR 18/06/2007

Diferente da pesquisa da Mayo Clinic, o estudo em fase II apresentado por Wendy Dermark-Wahnefried, pesquisadora da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, demonstrou como o consumo de linhaça, aliado a uma dieta com baixo teor - ou livre - de gorduras, pode contribuir para bloquear o crescimento do câncer de próstata.

O estudo contou com a participação de 161 pacientes que foram divididos de forma aleatória em quatro grupos: dieta normal, suplementação com linhaça, dieta com baixo teor de gordura e linhaça mais dieta com baixo teor de gordura.

Os dados apontaram que a proliferação do tumor foi significantemente inferior entre os homens que fizeram uso da suplementação de linhaça. Os efeitos colaterais foram poucos e totalmente toleráveis.

Para Wendy, uma das explicações para esse benefício está na alta concentração de ômega-3 na semente de linhaça, que parece ser capaz de alterar o trabalho de proliferação das células cancerígenas.

Além disso, os pesquisadores suspeitam que a semente contenha alguma propriedade antiangiogênese, ou seja, que combate a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor.

Embora os resultados tenham sido favoráveis, Wendy é cética quando questionada sobre a prescrição imediata da suplementação de linhaça e de uma dieta com baixo teor de gordura - aliado ao tratamento tradicional. ''Precisamos de outros estudos para validar os resultados.

Seria necessária uma triagem com pelo menos mil pacientes para comprovarmos o real benefício''.

Retornar à Área de Notícias