Reumatismo
Postada em: 08/08/2007
Fonte: Jornal do Povo - RS 22/05/2007

Conhecida como “reumatismo”, a Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica severa e debilitante, que atinge em sua maioria mulheres, manifestada como dores intensas e deformidades nas articulações, principalmente nos dedos das mãos e punhos. A origem dessa doença está relacionada com distúrbios emocionais ou ao sistema imunológico (auto-imune). No início, surgem sintomas inespecíficos, como febrícula (febre baixa), mal-estar, suores, perda do apetite, emagrecimento, moleza, angústia e irritabilidade. Alguns sinais evidentes de inflamação são característicos da Artrite Reumatóide: dor, rigidez matinal (mais intensa após despertar), artrite em três ou mais áreas articulares, inchaço, calor, vermelhidão, aumento dos gânglios, anemia e nódulos subcutâneos.

O diagnóstico é feito através das queixas do doente e de exames laboratoriais que comprovam a suspeita diagnóstica: anticorpo anti-núcleo (FAN) e fator reumatóide (FR) devem estar positivos. O tratamento da artrite reumatóide poderá ser realizado pelo paciente de duas maneiras: tratamento não farmacológico e tratamento farmacológico.

O repouso completo no leito durante um curto período de tempo pode ser benéfico para pacientes com doença grave ativa e dolorosa, mas períodos regulares de repouso podem ser recomendados para pacientes com sintomas menos graves. Além disso, aparelhos para mobilização podem poupar a articulação em locais específicos de inflamação.

Programas de exercícios também podem contribuir para a prevenção de deformidades e a manutenção da massa muscular, embora eles devam ser iniciados cuidadosamente se o processo inflamatório agudo ainda estiver ativo. Exercícios e fisioterapia oferecem maior sucesso quando iniciados após a inflamação ter sido suprimida.

O tratamento farmacológico tem como base a utilização de antiinflamatórios potentes, a fim de se evitar crises de dor articular, tão comuns na Artrite Reumatóide. Os médicos aptos a tratar Artrite Reumatóide são os reumatologistas, e quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, menores os danos causados por essa doença auto-imune que, apesar de não ter cura, pode ser controlada.

Mas o que é reumatismo?

As doenças reumáticas estão entre as principais causas de incapacidade física e afastamento temporário ou definitivo do trabalho. Os tipos mais conhecidos de reumatismo são:

a artrose;

diversas formas de artrite, algumas acometendo inclusive crianças;

a gota, doença causada pelo excesso de ácido úrico, a osteoporose;

a fibromialgia;

a síndrome de Sjögren, caracterizada dentre outras queixas pela presença de olhos e boca seca;

a febre reumática;

as doenças auto-imunes, como o lúpus eritematoso sistêmico;

as tendinites e bursites e diversas doenças que acometem a coluna vertebral.

É importante chamar a atenção da população para o fato de que existem mais de cem tipos diferentes de doenças reumáticas. Portanto, para que o tratamento de um tipo específico de reumatismo tenha sucesso, primeiro é necessário um diagnóstico correto do problema apresentado pelo paciente e consultar um reumatologista.

Quando devo levar meu filho ao médico para saber se ele tem reumatismo?

Sempre que uma criança se queixa com freqüência de dores em membros ou tem algum sintoma que a impeça de brincar como as outras crianças ou seja notado que a criança está mancando, ela deve ser levada ao médico. O pediatra saberá se ela merece a avaliação de um especialista como o reumatologista pediátrico.

 A dieta alimentar é importante no tratamento das doenças reumáticas?

É aconselhável a todo paciente portador de doença reumática uma dieta racional e balanceada que ofereça energia para a realização das suas atividades diárias (andar, trabalhar, fazer fisioterapia, se vestir, lazer, etc). Deve também ser evitado o ganho de peso com a finalidade de não sobrecarregar as articulações.



Retornar ŕ Área de Notícias