Pessoas que têm depressão consomem mais chocolate
Postada em: 23/06/2010
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP

Pacientes com depressão consomem mais chocolate do que aqueles que não sofrem da doença. Isso é o que mostra uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que avaliou a relação entre chocolate e humor em 931 voluntários.

Os participantes relataram a quantidade de chocolate que ingeriam por semana e também completaram questionários de frequência alimentar sobre a dieta em geral. Todos foram submetidos a testes de depressão.

Aqueles que preencheram os critérios para a doença consumiram em média 8,4 porções de chocolate por mês. Entre os demais, o consumo ficou em torno de 5,4 porções mensais. Naqueles em que os exames sugeriram uma depressão grave, o consumo foi ainda maior: 11,8 porções. No estudo, cada porção representou, aproximadamente, 30 gramas.

Os resultados foram similares entre homens e mulheres. Também não houve diferença no consumo de chocolate amargo ou ao leite nem na ingestão de outros alimentos ricos em antioxidantes, como café e frutas.

Para os autores, um dos motivos do maior consumo de chocolate é o impacto positivo do alimento no humor, apontado por vários estudos. Segundo os cientistas, a pesquisa confirma antigas suspeitas de que comer chocolate é algo que as pessoas fazem quando se sentem mal. Mas, eles dizem, não é possível saber se o chocolate aumentou ou diminuiu os sintomas da depressão. Os resultados da pesquisa foram publicados no "Jama".


Retornar à Área de Notícias