Drogas vegetais diferem dos fitoterápicos
Postada em: 15/05/2010
Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

Tanto as drogas vegetais quanto os fitoterápicos têm a mesma origem - as plantas medicinais - mas a Anvisa esclarece que há uma diferença fundamental entre eles: os primeiros são comercializados em sua forma natural enquanto os medicamentos fitoterápicos passam por um processo de industrialização e são vendidos sob a forma final de uso (comprimidos, cápsulas ou xaropes).

As drogas vegetais encontradas em casas de raízes e ervanarias são constituídas pela planta seca inteira ou partida em pedaços menores. São usadas sementes, flores, cascas, raízes e outras partes das plantas. As substâncias são consumidas sob a forma de chás ou usadas sob a forma tópica, diretamente na área a ser tratada.

A Anvisa reforça que as drogas vegetais aprovadas na norma passaram por comprovação científica e ´´todas são para o alívio de sintomas de doenças de baixa gravidade´´. O órgão alerta que todos os cuidados apresentados na embalagem desses produtos devem ser seguidos rigorosamente, de modo que o uso seja correto e não leve a problemas de saúde, como reações adversas ou intoxicações. (L.A.)


Retornar ŕ Área de Notícias