Esperar é o melhor tratamento para dor de ouvido
Postada em: 15/05/2010
Fonte: FOLHA ON LINE

Como os pais já sabem, infecções do ouvido são uma das aflições mais comuns e dolorosas da infância, atingindo três quartos das crianças.

Um remédio sugerido é o zinco, que tem um longo histórico como suplemento de combate ao resfriado. Diz-se que o zinco, que é um micronutriente (um nutriente de que o corpo precisa, mas em pequenas quantidades), ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aliviar e prevenir infecções. No entanto, em estudos recentes, cientistas não conseguiram encontrar grandes evidências para respaldar sua eficácia.

Uma equipe de pesquisadores combinou dados de dez testes randômicos e controlados por placebo, nos quais crianças receberam suplementos de zinco pelo menos uma vez por semana durante um mês, a fim de prevenir infecções do ouvido. No geral, eles não descobriram "nenhuma evidência convincente" de que aquelas crianças se saíram melhor do que as que receberam placebo. Os resultados foram publicados no em fevereiro no "The Cochrane Database".

Uma exceção foi o caso de crianças mal nutridas. Um novo estudo descobriu que elas tiveram um risco menor de infecção do ouvido médio depois de receber zinco. No entanto, em crianças saudáveis a evidência foi fraca.

Em geral, afirmam especialistas, o melhor tratamento é um analgésico e "esperar para ver". Cerca de 85% das infecções bacterianas do ouvido se resolvem sozinhas. Porém, quando isso não funciona e os sintomas ainda estão presentes por alguns dias, um antibiótico geralmente é aconselhado. Em geral, o zinco não diminui o risco de infecções do ouvido em crianças.


Retornar ŕ Área de Notícias