Dor ciática: nervo sob pressão
Postada em: 24/04/2010
Fonte: JORNAL DO POVO – PR

Não é uma doença, mas um sintoma de um problema envolvendo o nervo a que foi buscar o nome o nervo ciático, o mais longo do corpo humano e que desce da coluna vertebral até aos pés, passando pelas nádegas e pernas. É ele quem controla a maioria dos músculos dos membros inferiores, conferindo sensibilidade às coxas, pernas e pés.

A ciática ocorre quando este nervo é sujeito a pressão, geralmente na região lombar (a parte inferior da coluna). E a causa é quase sempre uma hérnia discal. Mas pode ser igualmente um tumor espinal ou um trauma.

A dor é então a principal consequência. Uma dor que irradia da coluna em direção às nádegas, continuando em sentido descendente ao longo do percurso do nervo ciático. E que é de intensidade variável, desde ligeira a muito intensa, acompanhada de uma sensação de queimadura e de extremo desconforto. Tossir ou espirrar pode agravá-la, o mesmo acontecendo quando se está demasiado tempo sentado. E apesar de o nervo se dividir em dois a partir da coluna, geralmente é afetada apenas uma das extremidades.

A dor pode estar acompanhada de dormência e fraqueza muscular na perna ou no pé. E nos dedos ou em outra parte do pé pode sentir-se formigamento.

Qualquer pessoa pode queixar-se de ciática, mas ela é mais frequente a partir dos 30 anos, devido aos efeitos do envelhecimento sobre a estrutura da coluna vertebral. É a partir da terceira década de vida que os discos que separam as vértebras funcionando como um amortecedor quando se movem começam a sofrer alguma deterioração, abrindo caminho a uma hérnia discal.

A ciática é ainda comum em pessoas sedentárias ou que passam demasiado tempo sentadas. E pode também ser consequência da diabetes, dado que esta doença crônica relacionada com o metabolismo do açúcar aumenta o risco de neuropatia (lesões nos nervos).

Dê um adeus às dores

O que causa a dor é a contração muscular. Quando a pessoa sofre com a contratura muscular é recomendável uma massagem terapêutica. Ao massagear o músculo que apresenta desconforto, aumenta-se a circulação no local, o que faz com que o nervo relaxe. Às vezes o problema pode ser psicossomático. A contratura muscular pode ser emocional, uma representação física da tensão psicológica acumulada no dia-a-dia. Nesses casos, a massagem também é muito benéfica.

Mais comum do que resfriado

As dores no ciático estão mais comuns do que resfriado. Difícil encontrar quem nunca tenha sofrido com as dores nas costas e nas pernas, sendo obrigado a ficar de repouso por dias. Estimativas mundiais indicam que 90% da população sofre ou vai sofrer com o problema em alguma fase da vida. Vale ressaltar que o excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para o crescimento do número de pacientes com inflamação no nervo ciático.

Qual médico procurar?

Marque uma consulta com um ortopedista se a dor ciática piora após alguns dias ou se ela começa a interferir significativamente com suas atividades diárias. Procure o pronto-socorro imediatamente se você sofrer uma fraqueza súbita e extrema em suas pernas, um entorpecimento na virilha ou no reto ou dificuldades em controlar a bexiga ou a função do intestino. Estes sintomas podem indicar que os nervos que vão para a bacia estão comprimidos. Esta condição pode causar dano permanente se não for tratada com prontidão.

Jovens também sofrem

Engana-se quem pensa que as terríveis dores no nervo ciático são sintomas de velhice. Há algum tempo atrás, isso até podia ser verdade, mas hoje em dia cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo. O fenômeno é devido, em grande parte, aos maus hábitos rotineiros como a postura incorreta e a prática de esportes de maneira inadequada, sem um aquecimento prévio, por exemplo. Entre os motivos que levam os jovens a sofrerem com as dores ciáticas estão o hábito de passar muitas horas em uma mesma posição e o sedentarismo generalizado, assim como a sobrecarga física e emocional que é tão comum hoje em dia.

O nervo ciático

O nervo ciático é formado por raízes que saem da região lombar e formam um grande nervo que percorre o quadril e a parte posterior da coxa. É muito importante para o corpo e para os movimentos humanos, pois é ele o responsável pela inervação da perna (o músculo não trabalha sem inervação). É o nervo ciático o responsável por enviar aos neurônios a informação de que a musculatura desse membro deve agir.

Tratamentos

A nível médico, os tratamentos comuns são os analgésicos e os antiinflamatórios, assim como a fisioterapia. No entanto, há quem precise de repouso absoluto, o que varia de acordo com a situação. Pode ser necessário até trocar o colchão, mas não há uma indicação geral para todos. Quem já sofreu com a dor alguma vez deve ficar alerta para impedir seu reaparecimento.


Retornar à Área de Notícias