Óculos 3D pode causar conjuntivite.
Postada em: 24/04/2010
Fonte: JORNAL DA TARDE – SP

O compartilhamento de objetos pessoais pode causar conjuntivite e micoses, segundo oftalmologistas, dermatologistas e infectologistas. Especialistas alertam ainda para o uso de óculos 3D em cinemas especializados. Sem a higienização correta, o objeto pode transmitir conjuntivite, gripe e outras doenças.

 

Segundo o infectologista e clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Olzon, em razão das proximidades das sessões, os cinemas não têm tempo para fazerem a higienização correta dos objetos. “Os óculos ficam com secreções, que podem muito bem transmitir conjuntivite e até mesmo a gripe”, afirma. Ele recomenda que os espectadores façam a higienização por conta própria, com o auxílio de álcool gel. “Para ter certeza, a própria pessoa pode fazer a limpeza dos objetos”, diz.

 

Além da atenção com objetos pessoais, o oftalmologista Virgílio Centurion orienta as pessoas a lavarem as mãos constantemente para evitar a transmissão de doenças mais graves, como a gripe A, conhecida como gripe suína.

 

Para ele, não apenas os óculos representam um risco à saúde, mas todos os objetos que são aproximados dos olhos, nariz e boca, como toalhas e maquiagens. “É um absurdo ver mulheres experimentando maquiagens nas lojas, por exemplo.”

 

A conjuntivite, que é uma inflamação da membrana que envolve a parte da frente do globo ocular, é bastante comum e de fácil transmissão. Segundo Olzon, basta estar a um metro de distância de uma pessoa contaminada para pegar a doença.

 

Em salões de beleza o perigo é ainda maior. Além dos objetos de maquiagem os alicates de unha e lixas podem transmitir fungos e causar micoses na pele e nas unhas das clientes.

 

“O ideal é que cada cliente tenha o seu material. Mas como isso nem sempre é possível, deve-se ficar atenta à esterilização”, explica a dermatologista da clínica de cosmiatria da Unifesp, Meire Brasil Parada. Segundo ela, além de micoses, o compartilhamento de objetos pessoais pode provocar doenças de pele virais, como algumas verrugas e ainda parasitas no couro cabeludo, como piolhos. Esses chegam a viver por uma semana em superfícies como toalhas e travesseiros. Se os objetos não forem lavados regularmente o contágio pode ser feito até mesmo após dias de intervalo.

 

Para evitar contaminações, os médicos recomendam hábitos higiênicos e cuidados na hora de dividir objetos pessoais. Lavar as mãos, evitar colocá-las nos olhos, nariz e boca e não usar óculos, toalhas, luvas, alicates de unha e maquiagem de outras pessoas são medidas que ajudam a prevenir contra as doenças.



Retornar à Área de Notícias