Faltam lágrimas
Postada em: 28/07/2007
Fonte: Zero Hora - RS 07/05/2007

A solução para uma doença crônica que acomete pessoas de todas as idades, mas principalmente mulheres na pós-menopausa, pode estar na cozinha. Segundo o oftalmologista e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luciano Bellini, o óleo de linhaça diminui a inflamação ocular, melhorando a produção da lágrima e a qualidade de vida de quem sofre de olho seco.

- Não basta adotar esse óleo na alimentação. O ideal é tomar cápsulas de linhaça, mediante indicação médica - alerta o médico.

O olho seco é caracterizado pela falta de umidade e lubrificação do olho e por alterações na produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais. Provoca coceira e irritação. Entre as causas, estão inflamação na superfície do olho e uso de alguns tipos de medicamentos, como antidepressivos, anti-hipertensivos e antialergênicos. Algumas doenças estão associadas ao problema, como síndrome de Sjögren (doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva), artrite reumatóide e doenças de pele.

Outro tratamento disponível, de acordo com Bellini, é utilizar o soro proveniente do sangue do próprio paciente para melhorar a condição do olho. Nesse método, coleta-se o sangue e se separa o soro (parte aquosa), onde há substâncias benéficas para a lubrificação do olho, principalmente vitaminas A e C e fatores de crescimento (substâncias que estimulam o crescimento de células), que favorecem o bom funcionamento da superfície do olho.

- O paciente utiliza o soro como se fosse um colírio - indica o oftalmologista.

Em casos específicos, como os causados por alterações severas na superfície ocular, queimaduras químicas, aniridia (doença marcada pela ausência da íris, que leva à deficiência severa de células-tronco na córnea), síndrome de Stevens-Johnson (reação de hipersensibilidade, espécie de alergia) e penfigóide ocular cicatricial (doença auto-imune em que há a produção de anticorpos que agem contra as estruturas do olho), é possível tratar com transplante de células-tronco. Segundo Bellini, o procedimento é feito há mais de 15 anos no mundo.

O chefe do Setor de Catarata e Superfície Ocular do Complexo Hospitalar Santa Casa, Alexandre Marcon, diz que quem sofre de olho seco precisa de tratamento multidisciplinar, em função das outras enfermidades normalmente envolvidas com o problema. Além do atendimento do oftalmologista, quem sofre de artrite reumatóide precisará da ajuda de um reumatologista, quem apresenta doenças de pele deverá ser também atendido por um dermatologista e assim por diante.

- A pessoa que sofre de olho seco não é um paciente comum. Ela tem uma doença crônica e precisa ser atendida em sua totalidade.

O que é

É uma doença de causas variadas que reduz a umidade e a lubrificação do olho. Difícil de ser diagnosticada, pode ser confundida com infecções e alergias oculares

Causas

> Idade: a partir dos 65 anos, as pessoas produzem menos 60% lágrimas que aos 18 anos

> Doenças: artrite, alergia, lúpus, síndrome de Sjögren, algumas doenças de pele, blefarite (inflamação na pálpebra que leva à diminuição e à piora da qualidade da lágrima)

> Ambiente: ar seco, vento e fumaça podem agravar as condições de olho seco

> Lentes de contato: pacientes com olho seco estão mais suscetíveis aos problemas ocasionados pelo uso de lente

> Fadiga ocular: pessoas que lêem muito ou passam muito tempo diante de um monitor de computador podem apresentar olho seco

> Medicamentos: o uso de descongestionantes, anti-histamínicos, contraceptivos, analgésicos e beta-bloqueadores podem causar redução de produção e secreção de lágrimas.

Os colírios que tiverem seu uso prolongado e alguns antidepressivos podem agravar as condições do olho seco.

> Medicamentos: o uso de descongestionantes, anti-histamínicos, contraceptivos, analgésicos e beta-bloqueadores podem causar redução de produção e secreção de lágrimas. Os colírios que tiverem seu uso prolongado e alguns antidepressivos podem agravar as condições de olho seco

> Inflamação: o olho seco leva à inflamação na superfície ocular. Essa inflamação piora o olho seco, gerando um ciclo vicioso

Sintomas

Coceira, Queimação, Irritação, Olhos vermelhos, Visão borrada que melhora com o piscar, Desconforto após ver TV, ler ou trabalhar no computador, Sensação de areia nos olhos, Dificuldade em usar lentes de contato.



Retornar à Área de Notícias