Crianças amamentadas são mais inteligentes, diz estudo
Postada em: 05/09/2008
Fonte: Ciência & Saúde 07/05/2008

Os cientistas da Universidade de Montreal acompanharam 14 mil crianças nascidas em 31 maternidades de Belarus (Europa Oriental), do nascimento até os 6 anos. Ao atingir essa idade, elas foram submetidas a testes de QI. Os exames revelaram que as que haviam sido alimentadas exclusivamente com o leite materno marcaram 7,5 pontos a mais nas provas de inteligência verbal e 5,9 pontos a mais na pontuação geral.

As crianças que receberam só o leite materno também tiveram melhor desempenho em leitura, escrita e capacidade para solucionar equações matemáticas do que as que tomaram leite em pó, acrescentaram os especialistas. "Nosso estudo fornece fortes evidências de que a amamentação exclusiva e prolongada torna as crianças mais inteligentes", afirmou o autor da pesquisa, Michael Kramer.

Interação física

A pesquisa, publicada na revista especializada "Archives of General Psychiatry", confirma estudos anteriores, mas levanta questionamentos sobre se o leite materno, por si só, aumenta a inteligência, ou se fatores associados, como a interação mãe-bebê, também influenciam isso.

"Ainda não está claro se os efeitos cognitivos observados se devem a algum composto do leito materno ou estão relacionados às interações físicas e sociais inerentes ao ato de amamentar", acrescentou Kramer.

O leite materno contém ácidos graxos de cadeia longa essenciais para a saúde e um composto químico similar à insulina que estimula o crescimento e, sozinho, poderia impulsionar a inteligência.



Retornar à Área de Notícias